A atividade, que é organizada pela Scientia Consultoria Científica, faz parte da execução do Plano Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte.
Vitória do Xingu sediou no dia 26 de outubro a Quarta Oficina Participativa de criação das Casas de Memórias Regionais, onde ficarão registradas as histórias de cinco municípios da Região da TRANSXINGU (Transamazônica e Xingu). A Oficina Participativa do Projeto de Valorização Multicultural foi realizada na Barraca da Santa, localizada na sede de Vitória do Xingu. A atividade, que é organizada pela Scientia Consultoria Científica, faz parte da execução do Plano Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte, dentro do Programa de Estudo, Preservação e Revitalização do Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico das áreas de influência do empreendimento.
As Casas Regionais estão previstas para serem construídas até o final do projeto e nelas serão armazenados os acervos resultantes das pesquisas que estão sendo feitas nos municípios envolvidos, bem como servirá de espaço para eventos culturais diversos que revitalizem, fomentem e valorizem o patrimônio multicultural das populações moradoras das áreas de influência.
Pela manhã os participantes obtiveram informações sobre as pesquisa sobre patrimônio cultural, incluindo a exibição de resultados, e conheceram o projeto de Educação Patrimonial, desenvolvido principalmente com os professores da rede pública de ensino. Os participantes tiveram a oportunidade de opinar sobre os novos desenhos das duas Casas Regionais de Memória, que está sendo elaborados por uma equipe de arquitetos a partir das necessidades apontadas pela população. Já o período da tarde foi destinado para um grande fórum de debates, em que as pessoas presentes na planária decidiram em conjunto como serão geridas as Casas, bem como a composição ideal do conselho gestor, seu caráter deliberativo e como serão incluídos representantes dos cinco municípios deste conselho gestor, além de diretrizes em relação a recursos e seus usos.
Por: Valdemídio Silva
Fotos: Luana Schlaepfer
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